sábado, 17 de dezembro de 2011

O Vale Encantado pede Socorro!!

O areal do Vale Encantado está ameaçado!! A invasão de containers começou ao poucos, como quem não quer nada e agora já ocupa uma área que deve ser equivalente a 5 ou 6 campos de futebol!

O que preocupa a população do Vale Encantado é que, na área conhecida como Areal do Vale, existem duas lagoas que podem estar em perigo com a grande avanço dos containers sobre o areal, sem falar na movimentação de carretas na rua Arildo Valadão, conhecida como Reta do Vale, onde centenas de cidadãos fazem caminhada.

Não seria interessante de a PMVV não pensasse somente no crescimento econômico, mas também no social?? Que tal criar o Parque Municipal do Areal, com área de lazer e caminhada, ás margens da lagoa?? Tá lançada a ideia!

Prof. Wemerson



O dito "desenvolvimento"  avança sobre o areal do Vale Encantado, em Vila Velha, ameaçando uma região de lagoas.

6 comentários:

  1. Também acho... cada dia que passa os containers estão avançando, daqui a pouco a única vista que terei do meu apartamento será esses benditos. E quanto ao parque, porque será que só em Vitória existem parques municipais... os moradores de Vila Velha não merecem... WEMERSON APOIO VC NESTA CAUSA.

    ResponderExcluir
  2. Prezado...
    Mais do que nunca percebo que temos que nos unir em Vila Velha. Por quê? Porque o q levantaste vem ao encontro aos alagamentos intensificados em Jardim Marilândia e Cobilândia após o aterramento do brejo da Avenida Darly Santos, também para se tornar depósito de "containers". E Jacarenema? Um adendo: “em estudo publicado em 1997 (Revista Nature, vol.387, n 6230), 18 cientistas apontaram os brejos e as planícies de inundação como os ecossistemas que mais produzem serviços ambientais que beneficiam a humanidade. Os cientistas estimaram que 1 hectare de brejo vale US$14,8 mil/ano. Brejos garantem a sobrevivência de seu ecossistema vizinho, normalmente as lagoas e os rios. Quando há uma seca, o brejo fornece água e, QUANDO HÁ CHEIA, RETÉM. FAZ O PAPEL DE UMA ESPONJA (grifo meu). Como as águas nos brejos são quase paradas., isto favorece a sedimentação da carga trazida pelos rios afluentes ou arrastada pelo escoamento. Assim, as partículas finas se depositam nos brejos, incorporando-se à matéria orgânica. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, os brejos assumiram um papel de relevância e há centenas de empresas de engenharia especializadas em reconstruir brejos.”

    ResponderExcluir
  3. Gente, temos de tentar conscientizar os moradores do Vale Encantado, Jardim do Vale, Sta Paula e Darly Santos, que sçai os bairros que mais soferão as consequências. Wanessa, conto com seu apoio sim. Nat Eco, valeu pelos esclarecimentos importantíssimos!
    Abraço. Prof. Wemerson

    ResponderExcluir
  4. Prezado professor Wemerson,
    para sua sabedoria o projeto que esta sendo realizado para o vale encantado esta contemplando áreas de preservação permanente onde as tais lagoas ficarem preservadas,áreas para construção de parques, praças, posto policial, escolas,postos de saúde,etc...
    Então essa suposta "ameaça" que o senhor mencionou ao Vale Encantado na verdade só ira beneficiar o bairro e seus moradores com empregos, infraestrutura e desenvolvimento na região.
    Nada está sendo feito sem pensar nas conseqüências ao meio ambiente e nas pessoas que vivem ao redor do projeto.

    ResponderExcluir
  5. Concerteza, concordo plenamente com a ideia do Professor, deviam separar as zonas industriais das zonas urbanas, pois futuramente como acontece aqui na Europa, causam grandes constragimentos à população devido ao barulho e trânsito intenso de veículos pesados. A ideia que o Sr. Professor propôs de um parque municipal era espetacular, imaginem se fizessem o grande parque municipal no areal do vale com áreas de lazer certamente seria bem melhor do que qualquer outro tipo de invasão no único lugar onde o homem pode estar com cotato com o que resta do meio ambiente nessa área de vila velha.

    ResponderExcluir
  6. Amigos, há cerca de um mês eu sofri um grave acidente de carro na Reta do Vale Encantado por causa de um monte de terra colocado (sem sinalização) para tapar um buraco que há tempo coloca todos os dias a vida de motoristas, motociclistas e pedestres no local. EU VENHO AQUI PEDIR QUE SE ALGUÉM CONHECER ALGUÉM QUE SOFREU ACIDENTE NESTE MESMO LOCAL (fatal ou não)QUE ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO EMAIL helio.redacao@gmail.com É URGENTE E DO INTERESSE DA POPULAÇÃO LOCAL. ABRAÇOS. HÉLIO SANDRO

    ResponderExcluir